Nas dependências da Escola Municipal
de Ensino Fundamental Benno Bender de Crissiumal, ocorreu na manhã desta
quarta-feira, dia 11 de abril, o início da Formação Continuada do PNAIC-Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de 2018, aos professores da rede
municipal e estadual de ensino.
O PNAIC é um compromisso formal e
solidário assumido pelos governos Federal, dos Estados e dos Municípios, desde
2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece
a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do
3º ano do ensino fundamental”.
Para o alcance desse objetivo, as
ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e
referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da
Educação, tendo como eixo principal a Formação Continuada dos professores
alfabetizadores.
A formação continuada como política
nacional é entendida como componente essencial da profissionalização docente,
devendo integra-se ao cotidiano da escola, e pautar-se no respeito e na
valorização dos diferentes saberes e na experiência do educador. Logo, a
formação se constitui no conjunto das atividades de formação desenvolvidas ao
longo de toda a carreira do docente, com vistas à melhoria da qualidade do
ensino e a aperfeiçoamento da prática docente.
Para a Formação Continuada de
Professores Alfabetizadores foram definidos conteúdos que contribuem para o
debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de
alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem
das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o
conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação
voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.
A partir de 2017, analisando a
experiência adquirida, algumas inovações foram implementadas. O PNAIC passou a
compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada
de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria de
aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como
a inclusão da Educação Infantil e o Programa Novo Mais Educação. Optou-se por
adotar uma estratégia descentralizada para atender à diversidade de arranjos
federativos, além de valorizar experiências exitosas e inspiradoras.
A principal inovação do Programa em
2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das
formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento
da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na
estrutura de formação e gestão, atores locais altamente compreendidos com os
processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica.
A intenção é promover a cooperação
federativa e apoiar a constituição de equipes de coordenadores vinculados às
redes de ensino para que estas assegurem o acompanhamento das ações do Programa
e avaliem a aprendizagem dos estudantes, responsabilizando-se, também, pela
definição de metas a serem alcançadas e pelos resultados da alfabetização em
seus estados e município.
Esse novo formato da Formação
Continuada do PNAIC conta com a participação da etapa de Educação Infantil,
turmas de Pré I e Pré II e de 1º ao 3º Ano. Nesta nova organização o município
passa a ser visto como território, onde as duas redes de ensino (municipal e
estadual) se articulam.
Raquel Vettorello é a Coordenadora
Local do PNAIC e deu abertura ao encontro dos educadores no auditório da
instituição, na sequência as Formadoras Locais do PNAIC, Samara C. Janke e
Alessandra Mujica, do 1º ao 3º Ano e Pré-Escola, respectivamente, as quais
receberam capacitação nos dias 17 e 18 de março, desse ano, em Porto Alegre,
promovida UFRGS, UNDIME e SEDUC; conduziram a formação dos docentes.